SB CENTRO AUTOMOTIVO

Serviços de Mecânica e autoelétricos, lanternagem, funilária, pintura, balanceamento e alianhamento de rodas. Retifica de motores e reboque de veículos leves.

18.9.07

REVISÕES PARA ECONOMIA DO MOTOR


Revisões periódicas contribuem para economia do motor e proteção do meio ambiente


Além de conscientizar seus clientes e toda a população sobre a importância da análise preventiva das condições dos veículos para melhora no trânsito na cidade, a SB Centro Automotivo lembra que a medida ajuda a evitar acidentes e contribui com o meio ambiente. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), em março de 2007, foram removidos na cidade de São Paulo, uma média diária de 299 veículos com defeitos mecânicos, 101 com falhas elétricas e seis por falta de combustível.
"Os consertos inesperados, na maioria das vezes têm um gasto superior ao custo da revisão periódica e podem provocar acidentes e outros transtornos”, afirma Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da DPaschoal. O condutor pode evitar os imprevistos de maneira prática e eficiente com a revisão de alguns componentes, entre eles:
Sistema de freios – essa checagem minimiza as chances de colisão por falha mecânica. Além das pastilhas e do fluido de freio, devem ser conferidos os demais componentes que, juntos, garantem a segurança dos motoristas.
Pneu – neste item, o indicativo é a profundidade do desenho da banda de rodagem. Quanto mais raso o sulco, menor a aderência ao solo. Sem ranhuras, o pneu não se agarra ao asfalto e a água não escoa, o que eleva as chances de aquaplanagem e perda de direção quando o motorista precisa frear o veículo.
Calibragem dos pneus (inclusive o estepe) – a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do veículo. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita no início da viagem, com os pneus ainda frios.
Rodas – é recomendável a troca quando as mesmas estão tortas, amassadas ou enferrujadas. Este equipamento em más condições pode danificar os pneus do veículo.
Palhetas do pára-brisa – em más condições, elas podem diminuir a visibilidade do condutor em dias de chuvas abundantes. É indicada a troca uma vez ao ano.
· Motor – importante conferir os níveis da água e do óleo se estão de acordo com as recomendações do fabricante. O aquecimento do motor é uma ocorrência de grande probabilidade quando os níveis não estão corretos. Além disso, sob condições extremas, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor chega a fundir. Óleos muito antigos também podem prejudicar o desempenho do motor.
· Alinhamento e balanceamento – manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para dirigir com tranqüilidade. Aumentar a descrição deste tópico. Suspensão - A suspensão também deve ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se estes pontos não estiverem em ordem. Isso sem falar no desconforto que as suspensões em más condições podem causar nos passageiros.
· Equipamentos de Segurança – chave de rodas, macaco e triângulo estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.
· Sinalização – checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.
· Baterias – durante o inverno é comum os condutores terem dificuldade para dar partida no motor, pois o óleo e o combustível estão mais frios e demoram mais para circular. Neste período as baterias que já estavam em más condições costumam falhar.