15.7.06
PARAR SÓ NO ACOSTAMENTO
Se não houver acostamento, prossiga a viagem. No entanto, redobre a atenção, utilizando faróis baixos e uma velocidade reduzida. Nunca ligue o pisca-alerta com o carro em movimento.
Deixe à mão um pano ou flanela limpos para desembaçar o pára-brisa. Evite passar a mão, que pode engordurar o vidro e piorar o problema. Há no mercado diversos sprays antiembaçantes à venda em supermercados, postos de abastecimento e lojas de autopeças.
ESTRADA INVADIDAS
Durante o Inverno e o Outono, estradas são invadidas pela neblina, que exige dos motoristas mais atenção. Quando a neblina estiver muito forte, impedindo a visibilidade, o melhor é esperar no acostamento. Não se esqueça de ligar o pisca-alerta e sinalizar a área com o triângulo a uns cinqüenta metros de distância do veículo.
MANOBRA ARRISCADA
A maioria dos acidentes ocorre durante uma ultrapassagem, uma manobra arriscada que exige muitos cuidados. Ao ultrapassar, avalie a velocidade do veículo que será ultrapassado e o espaço disponível para a ultrapassagem. Certifique-se de que o carro à frente está lhe favorecendo a ultrapassagem e sinalize sua intenção. Se a faixa contrária estiver livre, vá em frente, mantendo-se nela o tempo necessário para ultrapassar, retornando à direita assim que puder.
OS ACIDENTES DE TRÂNSITO
De acordo com pesquisas, mais de 90% dos acidentes no trânsito são causados por falhas humanas, seguidas de condições externas ao veículo e ao motorista, como estado da via, sinalização insatisfatória, condições de tempo e falhas técnicas. Para superar algumas deficiências e driblar certos problemas, vale a pena conhecer algumas dicas de direção defensiva que podem ajudar a evitar acidentes e salvar vidas.
SEGURANÇA MÁXIMA ESTÁ NOS FREIOS
Freios – Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, o item de segurança máxima são os freios. “Pastilhas, discos e lonas não podem estar desgastadas e muito menos o fluido vazando.” Se o veículo tiver mais de 35 mil km ou um ano de uso e a luz do painel acesa, o fluido deve ser trocado. Ruídos durante a frenagem ou pedal sem firmeza podem indicar problemas.
O CARRO DENUNCIA FALHA
Comportamento do carro denuncia eventuais falhas Excesso de oscilação da carroceria e chiados durante a frenagem podem ajudar o motorista a identificar onde está a origem dos problemas
Nem tudo pode ser feito na garagem. Se o conserto precisar de maior conhecimento técnico ou ferramental específico, não hesite em consultar um especialista.
MANUTENÇÃO E O MÉDICO DO CARRO
Na manutenção preventiva vários itens devem ser checados por um profissional especializado, como os sistemas de suspensão e rodas e o motor. O conselho é que o consumidor sempre mantenha o mesmo mecânico para cuidar de seu carro, pois esse profissional saberá exatamente quais os problemas que podem afetar seu funcionamento e criar uma agenda de serviços de prevenção. Confira a seguir alguns itens que fazem parte da manutenção preventiva: freios, transmissão, suspensão e rodas, cambio e alimentação de combustível.